BM

BMBanco Mundial (BM)

Prezados delegados,

Buscamos, por meio desta carta, deixar claro um pouco sobre o tema do Banco Mundial (BM) e sobre a mesa diretora que o guiará durante a SiNUS 2014.

A energia, nos dias de hoje, é substrato essencial para atividades básicas da vida humana. A complexidade e relevância do setor energético exige um intenso diálogo no âmbito internacional, de modo a construir consensos e sinergias. As organizações multilaterais, como o Banco Mundial, têm o importante papel de coordenar os diversos responsáveis pelo setor de forma que atinjam um nível satisfatório de organização para enfrentar esses desafios.

Por mais que esse passo não seja capaz de solucionar sozinho toda a problemática acerca da energia, pode ser considerado como um requisito importante em um ambiente onde muitos países sofrem com carência de governança, capital e conhecimento técnico.

Para auxiliar e moderar os debates sobre o tema, os delegados contarão com 4 diretores:

Victor Cecílio, 18 anos, cursa o terceiro semestre de Economia e participa de modelos desde o Ensino Médio. Foi da diretoria do BM na SiNUS 2013 e gostou bastante da dinâmica do comitê, que conta com sessões para análise e aprovação de projetos, o que dá aos delegados uma visão bem realista da rotina de um técnico do Banco. Atualmente, seus interesses abrangem epistemologia, escravidão, teoria feminista, vegetarianismo, Economia da discriminação, heterodoxia, liberalismo, cinema e música pop.

Beatriz Soares tem 18 anos, é matogrossense de Rondonópolis e cursa atualmente o quinto semesre de Direito. Apesar de ter conhecido a modelândia somente na universidade, já participou como diretora de algumas simulações. Atualmente estagia no Conselho Administrativo de Defesa Econômica e gosta de direito regulatório/concorrencial, moda, fotografia e League of Legends.

Saphíria Shimizu, de 17 anos, saiu da longínqua cidade de Manaus para estudar Relações Internacionais, cursando, atualmente, o 1º semestre. Desde que participou da SiNUS 2013, como delegada do BM, apaixonou-se por simulações e nunca mais parou! Além de possuir um interesse muito grande pelas áreas de segurança e Economia, adora tocar piano e clarinete nas horas vagas e assistir a musicais, em especial O Fantasma da ?pera. Saphíria é apaixonada pela cultura japonesa e pela cultura francesa.

Fernando tem 21 anos e está no quinto semestre de Economia. Essa é sua segunda participação na SiNUS, embora tenha participado de outras simulações tanto no núcleo administrativo quanto no acadêmico. Além dos modelos, Fernando também participa do Programa de Educação Tutorial em Economia com a linha de pesquisa em Economia de Gênero. ? o atual Diretor de Assuntos Acadêmicos do Centro Acadêmico de Economia. Fernando está muito animado para a SiNUS 2014. Acredita que enquanto houver miséria no mundo os economistas têm muito a trabalhar.

Mariana de Andrade tem 18 anos, é baiana de Salvador, mas se considera cidadã do mundo. Cursa atualmente o 1°semestre de Relações internacionais e deseja conhecer sobre simulações, nesta que será a sua primeira experiência. Possui muito interesse em simplesmente conhecer quase tudo em sua breve vida, além de ser apaixonada por literatura, em especial a brasileira.

Esperamos vocês no BM!

[BM] - Artigo

[BM] – Guia Online

Caso você seja delegado da BM, entre no grupo do comitê no facebook.