CMUE

CMUEConselho de Ministros da União Europeia (CMUE)

Estimados(as) delegados(as),

Sejam muito bem-vindos(as) à SiNUS 2014 e ao Conselho de Ministros da União Europeia (CMUE). Será um enorme prazer tê-los(as) conosco durante os cincos dias de simulação! Inicialmente, falemos um pouco a respeito do comitê e de seu respectivo tema.

O artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que ??toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (?) e à liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente?. No entanto, o que se percebe é que muitas das democracias europeias infringem os direitos à liberdade religiosa, criando, por exemplo, hierarquias oficiais entre as religiões ou classificando-as como seitas ou cultos. Além disso, a crescente presença islâmica na Comunidade Europeia é acompanhada do incremento da intolerância religiosa, como se torna perceptível ao tratarmos da lei anti véu na França.

Para problematizar ainda mais o assunto, devemos também atentar para a violação dos direitos humanos por minorias religiosas extremistas, como configura o caso dos crimes de honra. Assim, o objetivo do CMUE 2014 é discutir quais são as atribuições do Estado em relação às liberdades religiosas e culturais e até que ponto as religiões podem exercer seus costumes e tradições sem violar a constituição estatal e os direitos humanos.

Uma vez introduzido o tema do comitê, vamos ao que interessa: a apresentação de seus membros! Eu me chamo Sarah Fróz e, junto com Pedro Amorim, Marcos Gandelsman e Henrique Monteiro, estarei com vocês em breve, auxiliando no que for preciso para a melhor compreensão deste tema complexo e instigante.

Eu, Sarah, nasci em São Luís (MA), tenho 20 anos e estou atualmente cursando o sétimo semestre de Relações Internacionais na Universidade de Brasília. Participo da organização da SiNUS desde 2012, de forma que minha admiração e apreço pelo projeto não permitem que me desvencilhe deste por  alguma margem de tempo. Tenho interesse em temas de Sociologia, Filosofia, Política Internacional e estudos culturais e de gênero.

Pedro Amorim, co-diretor do CMUE, é de Ribeirão Preto (SP), tem 21 anos e encontra-se no quarto semestre também de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, demonstrando interesses, sobretudo, por História das Relações Internacionais e por Direitos Humanos.

Marcos Gandelsman, 21, é natural de Recife (PE) e é graduando do terceiro semestre de Relações Internacionais, sendo esta a sua primeira participação na SiNUS. Marcos manifesta interesse por História do Oriente Médio, antissemitismo, cultura e autodeterminação, além de aspectos políticos da representação artística, nacionalismo e construção de identidade na contemporaneidade.

Por fim, Henrique Monteiro nasceu em Brasília (DF) e está no segundo semestre de Direito. Henrique tem 18 anos e é o nosso bebê no comitê, apesar de ser um veterano em matéria de simulações de organismos multilaterais. Se interessa pela área de Direito Internacional e, sobretudo, pela União Europeia enquanto bloco econômico.

Além de nossos membros mais ??antigos?, passamos a contar recentemente com mais dois queridos integrantes do CMUE. Allan Bubna e Raquel Madureira entraram para dar um novo ânimo à equipe e darão o melhor de si para fazer do CMUE o melhor comitê da SiNUS 2014!

Allan Bubna é natural de Curitiba (PR) e também tem 18 anos, apesar de seus quase dois metros de altura não aparentarem esta idade. Allan é calouro do primeiro semestre de Relações Internacionais e esta será a sua primeira participação em simulações de organismos internacionais. Suas áreas de interesse estão relacionadas às temáticas sociais, sempre associadas à busca pela promoção da justiça e redução de desigualdades entre os indivíduos.

Por fim, Raquel Madureira, 19, nasceu em Brasília (DF) e está cursando o segundo semestre de Direito, assim como o Henrique Monteiro. Esta também será a sua primeira participação na SiNUS e suas principais áreas de interesse são direitos das minorias, estudos de gênero e, sobretudo, interseções entre os campos do direito e da política.

Esperamos que, a este ponto, vocês já se sintam suficientemente convencidos a participar da CMUE na SiNUS 2014! Estamos trabalhando para fazer do comitê uma experiência inesquecível e enriquecedora para todos.

Cordialmente,
Diretoria do CMUE

[CMUE] Guia Online

[CMUE] - Artigo

Caso você seja delegado da CMUE, entre no grupo do comitê no facebook.