CPCJC


CPCJCComissão para Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CPCJC)

Queridos delegados e delegadas,

Vocês já devem ter entrado em contato com notícias e mais notícias nos jornais que relatam diariamente casos de violação e abuso de força por parte da polícia. As manifestações recentemente ocorridas na Turquia, Brasil e Egito têm colocado cada vez mais o papel da polícia no Estado em debate. Mas, no que consiste esse papel? Humanizar a ação policial é possível? Como se pode combater as graves violações aos Direitos Humanos que têm ocorrido nessas ações? Essas e outras perguntas pretendem ser respondidas pela Comissão para Prevenção do Crime e Justiça Criminal da SiNUS 2014!

Criada em 1991 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a CPCJC é o principal órgão da ONU para tratamento de temas relacionados ao desenvolvimento de estratégias nacionais e internacionais acerca da justiça criminal. Com encontros anuais,a CPCJC se reunirá em 2014 para discutir qual é o papel da polícia no Estado e como é possível promover os Direitos Humanos através e durante a ação dessa instituição.

Quatro estudantes do curso de Relações Internacionais irão levar essa discussão pelos próximos meses. Isabela, 19 anos e aluna do 4º semestre, aceitou o desafio de ser diretora pela primeira vez e tem se apaixonado pelo tema dia a dia. Mineiríssima, migrou para Brasília para estudar na UnB e se descobriu um ??tiquim?? workaholic. Faz o possível para conciliar todas as suas mil atividades, ter vida social, passar horas em blogs aleatórios e ainda jura que dá conta, mas só por poder estudar o que gosta ?? Direito Internacional Humanitário, Filosofia Política e História.

Ana Claudia, 19 anos e também do 4º semestre, apesar de já ser a terceira vez em que participa da organização de uma simulação, terá a SiNUS 2014 como sua primeira experiência acadêmica. Ela sonha em aprender um pouco sobre design gráfico e fotografia, talvez por isso esteja feliz trabalhando na área de comunicação do Centro Acadêmico. Mas ela também adora teoria, se apaixonou pela Ciência Política e pela Antropologia quando entrou na faculdade.

Gabriel tem 20 anos e também está no 4º semestre. Veio do interior paulista para morar na capital do país e estudar na UnB, onde desenvolveu grande interesse por Direito e Filosofia Política. Foge sempre de cair em uma rotina e, sempre que pode, gosta de ouvir música e de praticar esportes, apesar de ter tido que se afastar de seu polo aquático por um tempo.

Por fim, Osny, 19 anos, vem de Araras (uma pequena cidade no interior de São Paulo) e está no 2º semestre. Reforçando o caráter amplo e interdisciplinar do curso e da Universidade, interessa-se especialmente pelas áreas de Política, História e Filosofia. Ademais, mesmo absorvido pela Universidade, não deixa jamais de lado suas leituras, seus filmes, seu violão e seus amigos.

Guilherme tem 19 anos, e também está no 2º semestre de Relações Internacionais. Cursando o ensino médio em Brasília, capital nacional das simulações, teve a oportunidade de participar de várias como delegado, e recentemente vem ingressando no outro lado do evento, trabalhando como staff em algumas ocasiões. Na universidade, tem grande interesse por filosofia política, história e sociologia, e nas poucas horas livres, está sempre aproveitando um bom livro, um ensaio com sua banda ou em uma saída com os amigos.

Todos esperam que os delegados aproveitem e aprendam muito com a CPCJC da SiNUS 2014, assim como nós estamos aprendendo!

[CPCJC] Guia Online

[CPCJC] - Artigo

Caso você seja delegado da CPCJC, entre no grupo do comitê no facebook.