OMS


OMSOrganização Mundial da Saúde (OMS)

Queridos delegados,

Sejam muito bem vindos à Organização Mundial da Saúde da SiNUS 2014! Estamos esperando ansiosamente pela chegada de vocês!

Nesta edição, a OMS tem como tema os grandes contingentes populacionais e a questão de saúde pública. A população mundial recentemente alcançou o número de 7 bilhões de habitantes, embora isso não tenha sido acompanhado por melhorias significativas no sistema de saúde pública de muitos países. Além disso, a rapidez com que doenças se espalham pelo continente afora é muito elevada. Nesse contexto, as pandemias se tornam uma preocupação, já que nem todas as sociedades estão preparado para lidar com elas. ? de extrema importância, portanto, discutir sobre melhorias para um sistema de saúde que comporte o crescimento populacional.

A OMS conta atualmente com 194 Estados-membros e tem por mandato coordenar questões globais referentes à saúde, definindo a agenda de pesquisa de saúde, articulando políticas, provendo suporte técnico aos países e monitorando as tendências mundiais no âmbito da saúde. A  diretoria da OMS da SiNUS 2014 é composta por quatro membros: Isabela Franciscon, a diretora; Clara Fontes, Gustavo Nobre e Thamires Quinhões, os diretores-assistentes.

Isabela, 20 anos, cursa o 4º semestre de Relações Internacionais. Essa é a terceira vez que participa do staff de um modelo de simulação: ela foi diretora assistente na SiNUS 2013 e no 16º AMUN. Suas principais áreas de interesse são regimes internacionais e regionalização. Durante o ensino médio, Isabela participou de algumas simulações. Agora, como diretora, ela espera poder proporcionar aos delegados a mesma satisfação de quando foi delegada! No seu tempo livre, ela gosta de ouvir boas músicas, dançar, ir ao cinema, ler sobre assuntos diversos, sair com as pessoas queridas e jogar conversa fora.

Clara tem 18 anos e cursa o segundo semestre de Relações Internacionais. Seus temas de interesse são: direitos humanos, direito humanitário, refúgio, organizações internacionais e, é claro, promoção da saúde para os grandes contingentes populacionais! Nas horas em que não está estudando, ela gosta de ir ao cinema, sair com as amigas ou ficar em casa assistindo um bom filme. Clara é apaixonada pela SiNUS desde 2012, quando participou como delegada, o que a levou a escolher REL como graduação.

Gustavo, com 21 anos, cursa o 7º semestre de Ciência Política. Ele já participou de outras edições da SiNUS, mas essa será sua primeira participação em um cargo de diretor. Seus interesses acadêmicos vão desde a integração latino-americana até os estudos sobre África. Em seu tempo livre gosta de ler, ver filmes e praticar esportes.

Thamires, 22 anos, está no 6º semestre de Relações Internacionais. Essa é a primeira vez que ela participa do staff da SiNUS e está muito animada! Suas principais áreas de interesse são: comércio internacional, Codex Alimentarius, processo decisório e direito internacional. Em seu tempo livre, ela gosta de ir ao cinema, ouvir música, viajar e aproveitar os bons momentos com a família.

Nossa equipe está trabalhando duro para que a OMS seja um sucesso, um comitê maravilhoso! E é claro, uma experiência incrível para você! Estamos te esperando!

Diretoria da OMS

[OMS] Artigo

[OMS] Guia Online

Caso você seja delegado da OMS, entre no grupo do comitê no facebook.