PNUMA


PNUMAPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Delegados,

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), criado em 1972, tem entre seus principais objetivos manter o monitoramento ambiental e promover a conservação do meio ambiente. O PNUMA se propõe ainda a alertar os povos sobre possíveis ameaças à natureza e fazer recomendações para aumentar a qualidade de vida das gerações futuras através da preservação do meio ambiente e do uso eficiente dos recursos no que se refere ao desenvolvimento sustentável. ? com grande prazer que o PNUMA apresenta seu tema para a SiNUS 2014: Estabelecendo diretrizes para minimizar a poluição marinha.

A poluição marinha é um problema crescente, uma vez que a indústria e a produção de energia estão em constante desenvolvimento ?? o que leva ao grande aumento da produção de resíduos tóxicos e nocivos, tanto aos seres humanos como aos animais. Nessa edição, o PNUMA discutirá formas de facilitar a negociação de acordos internacionais sobre resíduos e poluição marinha, definindo as responsabilidades dos diferentes agentes envolvidos, tais quais Estados, empresas e população civil, e suas respectivas ferramentas. Também serão abordadas formas eficazes de evitar e conter a poluição marinha, assim como fenômenos a ela associados como ??ilhas de lixo?, deposição de materiais nucleares e derramamento de petróleo. A discussão terá como foco o caso do despejo ilegal de lixo tóxico na costa da Somália e suas consequências para o meio ambiente e para a população.

Paula Matheus é uma das co-diretoras do PNUMA e está em sua 3ª SiNUS. Cursa o 6º semestre de Relações Internacionais na UnB e seus principais interesses acadêmicos são política ambiental e segurança internacional. Tem 22 anos e acredita no que sua avó diz: ??Velho é o mundo.?. Adora levar um estilo de vida saudável, mas se rende a um bom prato de comida nordestina. ? saudosista dos tempos da música que não viveu e acredita que a felicidade é um estilo de vida.

Renata Lourenço é também co-diretora do PNUMA e tem 20 anos. Cursa o 6° semestre de Relações Internacionais, seus interesses acadêmicos são política ambiental e direitos humanos e está em sua 3ª SiNUS. Entre suas paixões estão super-heróis, assistir a todos os tipos de filmes e o ator Martin Freeman. Ela é obcecada com tudo relacionado à Terra Média e Star Wars.

Ana Paula Borges tem 19 anos e cursa o 3º semestre de Ciências Biológicas. Interessa-se pelas áreas de botânica e biologia marinha. Adora ler romances que a tiram das preocupações e estresses do dia-a-dia e tenta sempre arranjar um espaço pra leitura. Teve contato com a SiNUS em seu ensino médio quando participou como delegada. Por ter achado o projeto extremamente interessante, acredita que será uma ótima experiência participar como diretora da SiNUS 2014.

Angelo Rocha Paschoaleto tem 27 anos, possui Licenciatura em Ciências Biológicas e cursa o 1º Semestre de Relações Internacionais na UnB. Seus principais interesses acadêmicos são Política Ambiental Global, Sustentabilidade e Política Externa Brasileira. Adora ler e discutir sobre temas principalmente ligados a História, Política e Biologia.

Johanna Santos tem 18 anos e cursa o 4° semestre de Engenharia Ambiental na UnB. Se interessa pela parte econômica de seu curso, além da área de perícia ambiental. Teve seu primeiro contato com a SiNUS durante o Ensino Médio. Seu hobbie preferido é andar a cavalo e estar em contato com a natureza para aliviar o estresse da rotina pesada do curso.

Esperamos vocês no PNUMA da SiNUS 2014!

[PNUMA] Guia Online

[PNUMA] Artigo

Caso você seja delegado do PNUMA, entre no grupo do comitê no facebook.