AGNUH


AGNUHSexta Sessão Especial de Emergência da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNUH)

Olá a todxs,

A Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS) 2014 tem o orgulho de apresentar a Sexta Sessão Especial de Emergência da Assembleia Geral das Nações Unidas de 1980 (AGNUH) como um dos comitês a serem debatidos. Convocada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), ela teve como tópico a invasão do Afeganistão pela União Soviética.

Este fato histórico é visto por alguns como o começo da ruína do império soviético e, consequentemente, da Guerra Fria. Outros o veem como o início de uma nova fase dentro do período da Guerra Fria que seria marcada por um novo enfrentamento bipolar. Ainda há aqueles que veem esta guerra como o início do desenvolvimento de um ideário religioso que culminaria com os atentados de 11 de setembro. De toda forma, é inegável o quão relevante foi este episódio para a história da segunda metade do século XX.

A realidade internacional que vivemos hoje é, em parte, resultado das decisões políticas tomadas naquele período. O papel exercido pela ONU e pelos seus diferentes membros nesta crise em específica mudou não apenas o rumo da história, como também nossos entendimentos sobre política internacional. Neste comitê teremos a possibilidade de recriar esse ambiente e de tentar entender se era possível ?? ou não ?? que este episódio tivesse um desfecho diferente.

Um dos codiretores da AGNUH é o Wladimir (ou Wlad). Ele tem 18 anos e está no terceiro semestre de Relações Internacionais. Ele é do interior de Minas, de uma cidadezinha chamada Abre Campo. Adora ler, sobretudo ficção. ? fã de Harry Potter, Game of Thrones e viciado em chocolate.

O codiretor do Wlad é o Pedro Henrique L. do Nascimento. Ele tem 21 anos e está, atualmente, no 7º semestre de Relações Internacionais. Pedro nasceu e viveu em Brasília sua vida toda. ? um modeleiro entusiasmado, tendo participado de mais de 15 simulações (e contando!). Seus principais interesses acadêmicos envolvem história e política no Oriente Médio, teoria política internacional, filosofia, epistemologia, metodologia e outras palavras complicadas. Nos momentos de lazer gosta de assistir Dexter, Isabel e The Big Bang Theory.

Marcos Alexandre, 18 anos, é um dos diretores assistentes da AGNUH e cursa o 1° semestre de Relações Internacionais. Após ter participado de diversas simulações, dentre elas, três edições da SiNUS, essa é a primeira vez que Marcos estará na organização desse maravilhoso modelo! Ele gosta muito de história e, no seu tempo livre, curte ler e ver séries, como The Walking Dead, Game of Thrones, Dexter e Grey’s Anatomy.

Temos ainda Caroline (que todos chamam de Carol). Ela tem 18 anos e veio de Juiz de Fora ?? MG. Ela está no terceiro semestre de Relações Internacionais. Carol ama ler, principalmente séries de livros (a favorita dela é Percy Jackson e os Olimpianos). Ela escuta vários tipos de música, mas ultimamente tem ouvido mais K-Music. Gosta de doce de leite mais do que de chocolate e tem vício em Halls de menta.

A terceira diretora-assistente do AGNUH é a Karine. Ela está no 3º semestre de Relações Internacionais, tem 18 anos e é de Anápolis-GO. Karine se descreveria como uma cinéfila confessa, amante da arte renascentista, dos livros de Machado de Assis e de Lana Del Rey. Suas séries de TV preferidas são Friends e Downton Abbey. Na área de Relações Internacionais, ela se interessa especialmente pela política na América Latina

Vemos vocês na SiNUS 2014!

[AGNUH] Guia Online

[AGNUH] - Artigo

Caso você seja delegado da AGNUH, entre no grupo do comitê no facebook.