SoCHum


SoCHumIII Comitê da Assembleia Geral para Assuntos Sociais Culturais e Humanitários (SoCHum)

Delegados queridos,

Bem-vindos à edição 2014 da SiNUS! Temos certeza de que esta edição será a mais mágica e excitante de todas ?? em parte pelo tema que será tratado na Terceira Comissão da Assembleia Geral para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários, que vocês podem chamar carinhosamente de SoCHum. Sendo um dos principais comitês da Assembleia Geral, o SoCHum é responsável pela deliberação acerca de questões sociais e humanitárias, assim como itens que se referem aos direitos humanos. Em um mundo que agora é capaz de olhar para a guerra como um problema humanitário, em vez de simples arena de disputa de poder, discutir temas tão importantes é vital para compreender melhor a própria realidade.

Neste ano, o SoCHum se ocupará da delicada questão da desestabilização causada pelo fluxo de refugiados da Primavera Árabe nos países que recebem estes refugiados. Como os países desenvolvidos reagem à necessidade de realocar seus recursos mediante a entrada em massa de pessoas estrangeiras, vindas em situação de emergência? E como um país pobre lida com esta mesma questão? Dentro do cenário internacional, também é importante questionar-se se nós, seres humanos, possuímos uma responsabilidade uns com os outros que ultrapassa fronteiras ou se cada Estado deve se voltar par a proteção de seus próprios cidadãos.

Para ajudá-los neste problema delicado, o SoCHum terá uma mesa inteiramente feminina, com as co-diretoras Fernanda e Marina e as diretoras assistentes Sofia e Yasmin. Fernanda de Medeiros, de 20 anos, cursa o 5º semestre de Relações Internacionais na Universidade de Brasília, sua cidade-natal. Interessada no âmbito realista das relações internacionais e da teoria política, também não dispensa experiências novas e desafios, hábito adquirido em seu tempo de trabalho na AIESEC, uma organização para jovens universitários de alcance global. Essa, inclusive, é sua primeira SiNUS. Além disso, Fernanda também é fã do universo Buffy, the vampire slayer e das princesas Disney, mas isso é segredo.

Sua co-diretora, Marina Pontes, também de 20 anos e também no 5º semestre de Relações Internacionais, é de São Paulo capital, e combina um interesse em Direitos Humanos, Direito Internacional e Oriente Médio com paixão pela literatura russa e pelo jazz. Na SiNUS 2013, Marina foi diretora assistente da equipe de Eventos, e por isso é a integrante mais fabulosa da mesa do comitê ?? fabulosa assim como sua principal inspiração, Carrie Bradshaw, e especial como seus animais favoritos, os dinossauros.

Sofia Fernandes, de 21 anos e estudante do 4º semestre de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, além de baianíssima é apaixonada pela vida, alegre, espontânea e até às vezes um pouco distraída. Curte ler romance e adora um fim de tarde na praia, que vem sendo substituída pelo Lago Paranoá desde que veio para Brasília. Entre seus principais interesses, certamente interessa-se por Direitos Humanos, Cooperação Internacional e temas que permitam compreender a complexidade das relações entre os países. Sofia, orgulho deste comitê, é a presidente da empresa-júnior de Relações Internacionais, a Domani.

Já a caloura de Direito Yasmin Góes, de 17 anos, nasceu em Recife e foi criada em várias cidades do Brasil ?? por isso se apaixonou pela diversidade cultural logo cedo. Gosta da cultura coreana, de moda e de ver um bom filme. Não tem tanta experiência universitária ?? ainda ??, mas se interessa bastante pela divergência entre Oriente e Ocidente, Direitos Humanos e a sua devida aplicação e implicação na sociedade. Além disso, Yasmin é apaixonada por simulações, especialmente pela SiNUS.

Por fim, Márlon Jórdan, o bendito fruto do SoCHum, tem 25 anos e nasceu e cresceu em Brasília. Formado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, atualmente cursa o 4º semestre de História na UnB. Apesar da distância entre os dois cursos, Marlon é apaixonado pela profissão de educador físico ?? o que não o impediu de realizar seu sonho de trabalhar com pesquisa em História.

Estamos aguardando vocês ansiosamente!
Beijos da Diretoria do SoCHum

[SoCHum] Guia de Estudos

[SoCHum] Artigo 

Caso você seja delegado do SoCHum, entre no grupo do comitê no facebook.