UNESCO


UNESCOA Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)

Olá, delegados!

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura, a UNESCO, foi criada em 1945 e tem como objetivo principal a construção e consolidação da paz e o desenvolvimento sustentável das nações. O tema abordado pelo comitê na SiNUS 2014 será a promoção da igualdade de gênero em situações de pós-conflito e desastres.

Analisaremos, portanto, de que forma o gênero feminino é mais vulnerável em situações de conflito, a qual é, majoritariamente, determinada pela desigualdade de gênero na sociedade - fator esse que se agrava com a desestruturação social fomentada na ocorrência de guerras e desastres. Nesse sentido, objetivaremos tratar das possibilidades de empoderamento feminino no processo de reconstrução estatal, colocando a mulher como um ator de crucial importância no processo de peacebuilding e peacekeeping, bem como a igualdade de gênero no pós-conflito.

O comitê será liderado pela mesa diretora composta por Ananda, Francisco, Alyne e Ísis. Ananda, diretora, tem 21 anos e é estudante do quinto semestre de Relações Internacionais na Universidade de Brasília. Esta é a quarta edição da SiNUS de que participa e a cada dia ela tem mais certeza de que simulações são a parte mais legal da graduação. Ela ama as temáticas de Gênero desde antes de saber que isso era um campo de estudos; suas outras áreas de interesse são Direito Internacional, Direitos Humanos, Direito dos Refugiados, Direito Humanitário e minorias sociais (mas não, ela nunca quis fazer Direito). Ela também ama gatos e sushi, mas infelizmente ainda não se pode escrever artigos acadêmicos sobre isso.

Francisco é graduando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, tem 19 anos e é natural da linda Porto Alegre, RS. Esta é sua terceira participação na SiNUS e, assim como todos os que por ela passam, é apaixonado pelo projeto. Francisco está no quinto semestre de seu curso e suas principais áreas de interesse são questões de segurança, gênero e relações entre América Latina, Europa e Estados Unidos. No âmbito mais pessoal, ele adora animais, viajar, experimentar novas culinárias e dedicar um certo tempo à leitura de livros fora da área acadêmica.

Alyne tem 22 anos e essa é a sua segunda participação na SiNUS como diretora-assistente. Para ela, o tema da UNESCO foi uma ótima oportunidade de se aproximar de verdade de um assunto que tanto a interessa: a questão de gênero. Ela está no quinto semestre de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e, dentro da área, seu tema de maior interesse são os conflitos religiosos. Para além da universidade, Alyne ama cavalos, gatos, cachorros, acampamento, comida vegetariana e literatura, principalmente poesia.

Ísis é estudante de Relações Internacionais do segundo semestre na Universidade de Brasíla e esta é sua primeira participação na SiNUS como diretora assistente. Curiosa para se aprofundar no mundo das simulações, Ísis é uma feminista apaixonada por questões de gênero, movimentos sociais e política. Seus interesses vão desde Direitos Humanos, Sistemas de Opressão e Políticas Sociais à política como profissão (há pretensões de dupla graduação em Relações Internacionais e Ciência Política). Para além da área acadêmica, gosta de chás, forró, música ao vivo, comida de vó e bons livros.

Gabriela tem 18 anos, cursa o terceiro semestre de Direito na Universidade de Brasília e participa pela primeira vez como diretora-assistente da SiNUS. Ativa na militância feminista dos diversos movimentos estudantis da Universidade e de Brasília, Gabriela dedica grande parte de seu estudo jurídico na área de Direito Internacional Público, desde de matérias que tratam de mecanismos supraestatais, até a aplicação prática dos Direitos Humanos, onde pretende pautar sua carreira ao término da graduação ou de um possível mestrado. Além de seus interesses acadêmicos, Gabriela gosta de passar tardes escrevendo, lendo HQ??s e jogando vídeo game; é apaixonada por rock e música nacional em geral e é fã de cinema clássico.

Dessa forma, após nossa devida apresentação, esperamos encontrá-los em breve para conhecê-los melhor e iniciarmos nossos trabalhos.

Até logo!

[UNESCO] Artigo

[UNESCO] Guia Online

Caso você seja delegado da UNESCO, entre no grupo do comitê no facebook.