Conheça Brasília

y10Com apenas 52 anos de idade, a capital do Brasil é conhecida pela sua arquitetura moderna e inovadora. Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a cidade foi nomeada pela UNESCO Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, por ser considerada um marco histórico do planejamento urbano.

O aspecto inovador da cidade é dado pelas suas largas avenidas projetadas pelo urbanista Lúcio Costa, pela arquitetura de Oscar Niemeyer observada em muitos dos prédios públicos, pelo paisagismo de Burle Marx e pelas obras de Athos Bulcão. A declaração de Yuri Gagarin ao visitar a cidade, em 1961, demonstra o efeito da arquitetura modernista brasiliense: ??Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra?.

Por conter vários órgãos governamentais, o turismo cívico acabou se tornando mais frequente, sendo que atualmente a cidade recebe mais de 1 milhão de turistas a cada ano. Visitas à Esplanada dos Ministérios, à Praça dos Três Poderes e aos Palácios da Alvorada, do Planalto e do Itamaraty são importantes atrações turísticas. Entretanto, a arquitetura moderna também atrai muitos visitantes à capital federal. A Catedral Metropolitana, o Complexo Cultural da República, o Memorial e a Ponte JK também estão presentes nos roteiros turísticos da cidade. Além disso, a quarta maior cidade do país será sede da Copa em 2014, por meio do recém reformado Estádio Nacional Mané Garrincha.