Universidade de Brasília

y19A SiNUS é um projeto que nasceu dentro da Universidade de Brasília (UnB) em 2002, e todos os membros da equipe organizadora da 13ª edição estudam atualmente na UnB.

Inaugurada em  21 de abril de 1962, a Universidade é considerada uma das melhores do país, contando atualmente com mais de 100 cursos de graduação e cerca de 30 mil estudantes.

História

Por estar na capital, a UnB foi uma das primeiras Universidades atingidas pelo Golpe Militar. Já em 9 de abril de 1964, nove dias após o Golpe, a Universidade foi invadida: salas de aula foram ocupadas, alunos foram revistados e professores interrogados. A segunda invasão ocorreu no ano seguinte, em resposta a uma greve de professores. Os estudantes logo aderiram ao movimento e tropas foram enviadas na madrugada de 11 de outubro. Vários professores foram demitidos e, em resposta a isso, 223 dos 305 professores da Universidade se demitiram . A pior invasão ocorreu em 1968, quando alunos protestavam contra a morte do estudante secundarista Edson Luis de Lima Souto. Mais de 500 pessoas foram detidas e mais de 50 acabaram presas. E em 1977, novamente, a Universidade foi invadida e estudantes, professores e funcionários foram presos. As invasões só cessaram na década de 1980 com a redemocratização do país, o que ficou marcado, na UnB, pela eleição do reitor Cristovam Buarque.

Pessoas notáveis

Entre pessoas hoje notáveis que estudaram na Universidade de Brasília podemos citar as jornalistas Ana Paula Padrão e Miriam Leitão, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, os ministros do STF Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa e o músico Dado Villa-Lobos. Dentre Professores e ex-professores notáveis da UnB, podemos citar Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Cristovam Buarque, Darcy Ribeiro, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e Francisco Rezek.

Estrutura da Universidade

A Universidade de Brasília atualmente possui 4 campi: o campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, que é a unidade central e que ocupa aproximadamente 4 km², e mais 3 campi fora do Plano, em Planaltina, no Gama e na Ceilândia. O prédio mais famoso da UnB é o Instituto Central de Ciências (ICC) (ilustrado na foto), também conhecido como Minhocão. O prédio, que foi desenhado por Oscar Niemeyer, possui 696 metros de extensão.

Relações Internacionais

Apesar de contar com pessoas dos mais diversos cursos em sua equipe organizadora (desde economia e direito até desenho industrial e biologia), a SiNUS é um projeto do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília.

O curso de Relações Internacionais na UnB foi o primeiro do Brasil, tendo sido criado em 1974. O fato de estar no coração político do Brasil foi estratégico em seu seu desenvolvimento, que, aliado ao alto nível de sua comunidade acadêmica, fez deste campo da UnB um dos melhores da América Latina.