Dicas de Estudo e Pesquisa

Guias de estudo

Na página ??guias de estudos?, assim como na página de cada comitê, estará disponível mais perto do evento o material básico preparado pela nossa equipe acadêmica para auxiliar na sua preparação. Porém, nossos artigos e guias devem ser apenas um ponto de partida. Para um bom desempenho, é recomendável que você busque saber mais sobre o seu comitê, sobre o seu tópico, e sobre a política externa do seu país e de outros.

Organizações internacionais

O primeiro passo, portanto, é visitar o website oficial do organismo internacional simulado pelo seu comitê. Nesse endereço, o participante pode buscar infomações básicas sobre o comitê, relatórios relacionados ao tema em debate, além de resoluções e tratados passados assinados acerca do tema.

Temas dos comitês

Para saber mais sobre os tópicos discutidos, outra boa alternativa é buscar organizações não-governamentais relacionadas. Alguns exemplos são a Anistia Internacional e a Human Rights Watch, dentre outras. Think-tanks como o International Crisis Group e bases de dados como a ReliefWeb também podem ser de grande valor. Consultar a bibliografia dos guias de estudo do seu comitê também pode auxiliar na pesquisa.

Posicionamento dos países

Para saber mais sobre o posicionamento de países específicos, um bom ponto de partida é o site do Ministério das Relações Exteriores do país em questão. O IBGE Países e a Wikipédia também contêm perfis bastante completos de diversos países, sendo boas alternativas em português. Em língua inglesa, algumas opções sugeridas são o CIA World Factbook, os relatórios do U.S. Department of State e os da Freedom House.

Noticiários internacionais

Finalmente, é muito importante manter-se bem informado a respeito dos acontecimentos mais recentes para atingir um ótimo desempenho como delegado. Portanto, não deixem de acompanhar as notícias internacionais, em websites como O Globo, BBC Brasil, CNN, The Economist e Reuters Brasil.