Regras de Debate

Para que os debates realizados dentro dos comitês sejam conduzidos de forma tão realista quanto possível, são utilizadas diversas regras que organizam as discussões. Tais regras definem, por exemplo, quem terá o direito à fala em cada momento das discussões; quantos votos são necessários para a aprovação de uma decisão; em que momentos podem ser tiradas dúvidas pelos delegados; e outros diversos procedimentos cruciais para que o debate flua de forma produtiva e organizada.

Para a maior parte dos comitês serão utilizadas as regras gerais da SiNUS. Para o comitê African Union, as regras são equivalentes às gerais, porém adaptadas para a língua inglesa. Outros comitês, ainda, terão algumas regras especiais para a condução do debate. São eles: BM, CIJ, FMI, OMC e UNSC.

Tanto as regras gerais quanto as especiais, em português e em inglês, podem ser acessadas em nosso Guia de Regras de Moderação! Não deixe de lê-lo antes da simulação, já que a boa utilização das regras do debate é o primeiro passo para que se atinja um ótimo desempenho nas sessões. Ele será divulgado em breve.