Documento de Posição Oficial (DPO)

Este documento tem como objetivo explicar o posicionamento do seu país frente ao tema do comitê no qual você está participando. Ele é o único documento que deve ser escrito antes dos dias da conferência, já que todos os delegados do comitê devem ter acesso aos documentos de posição alheios. Isso fará com que seja possível compreender a posição de um determinado país e traçar de antemão uma estratégia de ação ?? quem são os seus aliados, com quem você deve barganhar e etc.

Alguns padrões devem ser seguidos na sua elaboração. O uso do brasão do país ou do seu Ministério de Relações Exteriores deve vir no cabeçalho do documento, e não a sua bandeira. ? importante que se mencione o comitê ao qual o documento é destinado, assim como o nome do delegado. Este documento não deve ser maior do que uma página. Em se tratando do conteúdo do texto, é necessário inicialmente determinar a política externa geral do país ?? como ele age e define suas relações com os outros países. Após esse ponto, deve-se abordar o próprio tópico do comitê. Aqui, fale sobre a importância do tópico para seu país, quais ações têm sido tomadas pelo seu governo referentes à questão e como ela é vista por você na função de representante.

Finalmente, estabeleça quais as soluções propostas por você e por seu país para a temática em questão. Para determinar quais as soluções propostas, é interessante, por exemplo, buscar discursos realizados por representantes de seu país na Assembleia Geral ou no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Esta é a parte mais importante do seu documento de posição.

Já na CII produz-se uma Nota Prévia, na qual os juízes devem indiciar seu próprio posicionamento – e não o de algum país como no caso dos DPOs – em relação ao caso que será julgado. Mais explicações constam no modelo de documento abaixo.

Para que todos os participantes possam ter acesso ao seu Documento de Posição Oficial ou Nota Prévia, você deve enviá-lo para o email institucional do seu comitê. Além disso, você deve levar o documento impresso no primeiro dia, durante a passagem de regras do comitê. Assim, eles estarão disponíveis para todos a partir da primeira sessão de simulação. Confira os modelos de DPO:

DPO – Modelo para países
DPO – Modelo para organizações
Modelo de Nota Prévia (CIJ)

ATEN??O! Os Documentos de Posição Oficial devem ser enviados até o dia 18/04 paras o e-mails institucionais dos comitês. Encontre o e-mail do seu comitê e não deixe de enviar! O envio é obrigatório!

E-mails institucionais dos comitês

AGNUH – agnuh@sinus.org.br
AIEA – aiea@sinus.org.br

AU – au@sinus.org.br
BM – bm@sinus.org.br
CCP – ccp@sinus.org.br
CDH – cdh@sinus.org.br
CIJ – cij@sinus.org.br
CMUE – cmue@sinus.org.br
CPCJC – cpcjc@sinus.org.br
FMI – fmi@sinus.org.br
OIT – oit@sinus.org.br
OMC – omc@sinus.org.br
OMS – oms@sinus.org.br
PNUMA – pnuma@sinus.org.br
SoCHum – sochum@sinus.org.br
UNESCO – unesco@sinus.org.br
UNSC – unsc@sinus.org.br

Qualquer dúvida deve ser enviada diretamente para o e-mail do seu comitê ou para sinus@sinus.org.br.