Modelos das Nações Unidas

S3Modelos das Nações Unidas são simulações do processo decisório e das regras de conduta de organismos multilaterais que integram o sistema das Nações Unidas e de outras organizações internacionais. Nessas simulações, os participantes assumem o papel de diplomatas e, ao representarem diversos países, discutem assuntos relevantes da agenda internacional. Além disso, também existem comitês em que os participantes representam chefes de Estado, juízes ou repórteres internacionais.

O primeiro modelo criado no Brasil foi o Americas Model United Nations (AMUN), focado em alunos de graduação e instituído pela Universidade de Brasília em 1998. Entretanto, desde a década de 1920, há simulações de organizações internacionais mundo afora. Em 2002, a Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS) surge com o objetivo de incorporar a prática de modelos como complemento pedagógico ao método tradicional de ensino em sala de aula do ensino médio.

Os modelos são capazes de proporcionar aos estudantes um entendimento mais amplo e profundo, além de provocarem reflexões críticas sobre os mais diversos assuntos da agenda internacional. As experiências proporcionadas pelos modelos fomentam, deste modo, a formação de cidadãos autônomos e cada vez mais conscientes de sua posição no mundo.