O que é a SiNUS

A Simulação das Nações Unidas para Secundaristas ?? SiNUS ?? é um evento organizado com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília (UnB), realizado anualmente desde 2002. Nela, estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil simulam fóruns multilaterais, como os órgãos da ONU, além de cortes internacionais e agências de jornalismo internacional.

Organizada por estudantes da Universidade de Brasília, a SiNUS atrai, todos os anos, centenas de estudantes e professores dos mais diversos estados do Brasil. Em busca de crescimento pessoal, profissional e social, estes participam de cinco dias de evento, incluindo discussões acaloradas, aprendizado intenso e momentos de descontração e interação. Desta maneira, a SiNUS agrega valores e complementa o ensino das escolas brasileiras de Ensino Médio, de maneira profunda e lúdica.

A SiNUS preza, desde sua criação, pela responsabilidade ambiental, social e cultural. Tais funções estão presentes desde os momentos de preparação até o próprio evento, por meio da realização de eventos culturais como a Noite das Nações, da adoção de arvores, do incentivo à inclusão social por meio da SiNUS Social e da produção acadêmica e científica.

Diante disso, a SiNUS assume não somente o papel social de incentivador de novos líderes, mas também de formador de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.