Responsabilidade Ambiental

Logomarca SiNUS AmbientalUm dos pilares mais fundamentais da SiNUS é a realização de um evento ambientalmente responsável e consciente de seu impacto no ambiente.

Além de os membros da equipe organizad0ra e de os participantes serem constantemente incentivados a adotarem práticas e medidas sustentáveis em seu cotidiano (como a utilização de canecas reutilizáveis e a impressão de materiais só quando estritamente necessário), a SiNUS também adota medidas mais assertivas nesse sentido, dando o exemplo de iniciativas que vão além do discurso na promoção da sustentabilidade.

Carboneutralização

Todo o carbono gasto em com as atividades relativas à SiNUS (desde a produção dos livros da edição até a impressão de papel e o gasto com combustível) é calculado e posteriormente compensado, por meio do plantio de árvores. Por meio de parcerias com ONGs ou instituições da área, a SiNUS tem êxito em ser um evento 100% carboneutralizado.

Adoção de Árvores

Além da carboneutralização, trabalhamos com a política de ??Adoção de Árvores?. Assim, parte da receita das inscrições é destinada para o custeio da compra da mudas e de seu plantio. Participantes e membros da organização também serão encorajados a adotarem suas próprias árvores!

Reciclagem de Materiais

Os membros da SiNUS realizam a gestão de grande parte dos resíduos sólidos dispensados durante o evento, por meio da preparação e acompanhamento da ONG e da cooperativa responsável. Além disso, para todo o material impresso da SiNUS (desde o livro da edição até todos os documentos utilizados) são utilizadas folhas de papel reciclado.

Uso de Materiais Ecologicamente Corretos

São entregues a cada um dos participantes e membros da organização canecas reutilizáveis e ecobags, possibilitando a não utilização de copos descartáveis durante o evento ?? bem como realizando a conscientização quanto à importância da reutilização de materiais.

Conscientize-se!

A SiNUS 2013 acredita que, tão importante quanto promover políticas de sustentabilidade durante os meses do projeto, é a conscientização de todos seus participantes ?? alunos, membros voluntários e professores ?? quanto ao seu papel social diante da preservação do meio ambiente; assim, serão constantes durante o projeto atividades que traduzem tal preocupação.