Edição 2017

A partir do lema Compartilhando Cuidados na Transformação da Sociedade, foram estabelecidos três pilares que serão tomados como base para todas as atividades e relações desenvolvidas pela SiNUS 2017, ou seja, o trabalho de nossa equipe, o contato com apoiadoras e patrocinadoras, com as delegadas que participarão das discussões e com as professoras conselheiras e quaisquer outras envolvidas e impactadas pelo projeto. O objetivo aqui é, assim como proposto pela justificativa acadêmica, fomentar relações mais cuidadosas entre todas as pessoas envolvidas em nosso projeto. Assim, com o primeiro pilar, Inquietar-se, deseja-se que, quando em frente de alguma problemática ou situação de injustiça, as pessoas contrariem-se, preocupem-se; aqui, valorizam-se os sentimentos de simpatia, sensibilidade e, principalmente, empatia nas relações entre atores, isso porque, quando uma pessoa consegue colocar-se no lugar da outra, compreende melhor seus comportamentos e decisões, além de despertar em si a vontade de ajudar e de agir a favor da outra. Em segundo lugar, Responsabilizar-se. Com o segundo pilar, pretende-se trazer para a SiNUS 2017 o sentimento da necessidade de cuidar da outra e da responsabilidade de agir; ou seja, a tomada de responsabilidade aqui defendida implica em reconhecer privilégios, posições de fala e a necessidade de tomar decisões, agir e ajudar a outras, a fim de garantir o bem estar mútuo, evitar danos, assegurar apoio psicológico e sentimental e certificar de que as possíveis afetadas pela situação sejam reparadas. Por fim, Cooperar. Isso porque, para que se possa garantir uma sociedade que cuide de suas cidadãs, necessita-se que as relações dentro dela sejam de cooperação mútua; ou seja, que as pessoas e atores de uma sociedade percebam umas as outras e as relações que possuem, buscando a melhoria delas, assim, pressupõe-se a construção do sentimento de interdependência e de laços de confiança e preocupação mútuas entre os atores, ademais em ver os distintos interesses como relacionais, não apenas como conflitantes, de forma a construir relações cooperativas de confiança.

Sobre Nossa Identidade Visual:

Nossa Identidade Visual e nosso website oficial foram desenvolvidos por nosso Secretário Administrativo, Rafael Melo. Optamos pelo roxo forte e dominante, uma cor que transmite poder e sobriedade, e também é relacionada em suas diversas variações com movimentos LGBTQ e movimentos feministas. Por vezes é também uma cor relacionada à inconformismo, inovação e criatividade.

A luz violeta, por ter o menor comprimento de onda, é a mais energética dentre as dispostas no espectro eletromagnético. Acima da frequência do violeta (comprimentos de onda menores do que 390 nm até 15 nm) a luz passa a não ser mais visível, o que talvez explique a energia que esta cor nos transmite.

As cores foram definidas de forma a representarem um quarto da roda de cores, variando do roxo mais claro ao turquesa. Um contraposto é feito com o lilás suave e tons azulados transmitindo simplicidade e paz, cores que complementam a identidade visual da edição de 2017 em paletas de cores análogas. Paletas de cores complementares também foram definidas seguindo a teoria de cores e esquemas de cores complementares e esquemas 4 triádicos, detalhados em um manual de identidade visual elaborado para a edição, explicando a utilização da marca e definindo os valores RGB, Hex e CMYK das cores.

O logotipo completo da Simulação das Nações Unidas para Secundaristas de 2017 mantêm suas características tradicionais e originais na tipografia da sigla ‘SiNUS’, bem como no desenho do globo com o continente americano. No entanto, a sigla ‘SiNUS’ aparece em cor cinza. O globo com o continente americano é preenchido com um esquema de cores complementares com cor roxa predominante, e tons de azul e turquesa. O padrão de mãos foi desenvolvido ao redor do globo em meia lua busca transmitir o cuidado em nossa proposta. O ano da edição aparece em tipografia simples e na cor roxa. A mesma tipografia é aplicada em caixa alta ao slogan, na mesma cor da sigla ‘SiNUS’.

A Identidade Visual traz ainda um logotipo simplificado, que foi pela primeira vez apresentado na edição de 2016, com o globo e a letra ‘S’ na tipografia tradicional da SiNUS seguido do número ‘16’ em rosa representando a edição de 2016. No logotipo simplificado proposto para a edição de 2017 traz uma inovação na representação do ano da edição, com design elegante e sofisticado representando o ano de 2017 escrito por completo. O logo é aliado a outros elementos de nossa Identidade Visual, como o globo e a letra ’S’ na tipografia tradicional, imediatamente relacionados à Simulação, bem como o padrão que envolve o globo criado especialmente para a edição de 2017. A representação simplificada da edição de 2017 facilita a representação da marca em mais espaços, e cria mais possibilidades de representação gráfica em diversas situações, de pequenos espaços impressos a produtos.

 

 

(i) Atenção: nossa política de isenções está sujeita a critérios internos da organização e disponibilidade. Você deve solicitar sua inscrição e especificar a opção por delegação isenta da taxa de inscrição.
(ii) A isenção refere-se apenas à taxa de inscrição, portanto não estão inclusos o combo de festas e o certificado de adoção de árvore
(iii) Em caso de desistência, a organização ressarce a participante nos seguintes casos: 70% do valor pago pago, desde que o cancelamento seja comunicado por um de nossos canais oficiais de comunicação com no mínimo 15 dias úteis de antecedência do evento (a iniciar-se no dia 14 de junho de 2017)
(iv) Em casos excepcionais de emergências médicas, a organização ressarce em 100% o valor pago na inscrição, individualmente