BM & FMI

Na SiNUS 2017, a Reunião Conjunta Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (BM/FMI) tem como temática “A busca por soluções para fomentar igualdade de renda e superar crises econômicas”.O Banco Mundial defende a relevância de programas de proteção social, como os de transferências de renda, auxílio para alimentação escolar, inclusão no mercado de trabalho e garantia de seguridade social. Simultaneamente, também defende o favorecimento de uma trajetória econômica que inclua sistemas atmosféricos, terrestres e marinhos nos planos de crescimento econômico necessário para intensificar a redução da pobreza (BANCO MUNDIAL, 2012).

A preocupação, expressa pelo Banco Mundial, com a desigualdade de distribuição de renda e com a pobreza extrema se alia a ameaça econômica imposta sob a forma das crises econômicas mais recentes. O FMI, para lidar com estas crises, propõe reformas que reduzam crescimentos desenfreados e promovam cautela para garantir que a crise econômica atual seja superada e dê sequência a um período de maior estabilidade econômica (IMF, 2013). Diversos grupos econômicos voltados para o suporte ao desenvolvimento buscam soluções para conciliar estabilidade econômica com equidade social, definindo que tipos de acordos devem ser favorecidos para a cooperação econômica, quais as melhores estratégias para promover o desenvolvimento dos países mais necessitados, e como encontrar interesses mútuos que possam fomentar a cooperação internacional rumo a um crescimento sustentável (WORLD BANK, 2013).

Com base nestas preocupações e possíveis trajetórias de solução, a SINUS 2017 pretende, portanto, problematizar a difícil tarefa de estabilizar economias e reduzir a pobreza, demonstrando os possíveis âmbitos de diálogo existentes.

Acesse o artigo do Banco Mundial/Fundo Monetário Internacional em PDF