OIT

A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da SiNUS 2017 tem como temática  o “Assédio moral e sexual contra mulheres nas relações de trabalho”. Visto que, em nossa sociedade, a mulher está mais sujeita ao assédio sexual no ambiente de trabalho, devido, em grande medida, à objetificação do corpo feminino e ao abuso de poder existentes nas relações empregatícias.

A prática do assédio moral e sexual geralmente leva à mitigação do local de fala da mulher, dado que muitas vítimas, por receio, preferem o silêncio, com medo de perder o emprego, principalmente se dependem dele para seu sustento e o da família, causando nelas consequências psicológicas, como a depressão. Surgindo a questão da dificuldade de se provar e punir o assédio sexual nas relações de trabalho, visto que, em inúmeros casos, permeia a tolerância de nossa sociedade em face da agressão contra a mulher, por exemplo, em situações de “cantadas que são vistas por muitos como algo natural.

Nesse sentido, a Sinus 2017, no que concerne às práticas de assédio sexual cometidos no ambiente de trabalho e nas relações de poder, convida as secundaristas ao debate para promover medidas de combate a abusos sofridos por mulheres. Dado que mitigar e combater tais práticas é de extrema importância para um ambiente de trabalho mais saudável e que valorize o empoderamento feminino.