Socioambiental

Arte: Júlia Mousquer
Arte: Júlia Mousquer

A Simulação das Nações Unidas para Secundaristas é extremamente comprometida a construir um evento sustentável d’excelência não apenas logística e academicamente, mas também sob o prisma ecológico. Nosso evento utiliza pouco material impresso e difunde há 16 anos práticas como a não utilização de copos plásticos e sacolas, em detrimento de canecas e ecobags, distribuídas para as participantes do evento.

A Diretoria de Responsabilidade Socioambiental é responsável por cuidar das vertentes ecológicas e sociais de nosso evento. A Diretoria é dividida em duas vertentes; a primeira, foi rebatizada na edição de 2015 de ‘Projeto Jovens Líderes – PJL’, e é a maior representação do impacto social positivo da Simulação das Nações Unidas para Secundaristas. No PJL, alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal – selecionados por meio de um processo seletivo – interagem com as/os participantes de nosso corpo organizacional por 3 meses preparatórios. Nossas/os voluntárias/os, estudantes universitários, ministram aulas temáticas na Universidade de Brasília, com o apoio do Instituto de Relações Internacionais. Ao final do período de preparação para o evento, exclusivo aos alunos e Jovens Líderes, bolsas integrais para a participação no evento são concedidas – incluindo o valor referente à taxa de inscrição, eventos sociais, alimentação e transporte nos dias do evento – aos estudantes.

A segunda vertente é denominada ‘SiNUS Ambiental’, e é responsável por pensar em práticas sustentáveis para a realização do evento, como a continuação da abolição do uso de copos descartáveis em detrimento da utilização de canecas, o incentivo à otimização de material impresso, procurando-se sempre a minimização deste, e da conscientização do corpo organizacional quanto a estes aspectos. A vertente ambiental também é responsável pela prospecção de contatos para uma empresa parceira, como as empresas juniores Embragea e a Ecoflor, da Universidade de Brasília, bem como deve buscar participar ativamente de todo o procedimento de preparação das atividades durante e depois da SiNUS. A parceria com uma destas empresas propostas pode contribuir para a redução dos possíveis danos ambientais que poderiam estar relacionados aos dias do evento, bem como garante um impacto positivo na formação de estudantes universitárias que com o ‘Movimento Empresa Júnior’ aspiram por gerar impactos positivos na sociedade e comunidade em que vivemos, objetivos estes alinhados às aspirações deste grupo de trabalho. Em conjunto com a Diretoria, é pensada a compensação de carbono do evento, realizada pelo plantio das árvores compradas pelo projeto, bem como vendidas a delegadas na loja oficial do evento.