Dúvidas Frequentes
Tudo relacionado à SiNUS aqui!
Perguntas Frequentes
Quem pode participar da SiNUS?
Todas as estudantes com matrícula regular em qualquer série do Ensino Médio! São aceitas estudantes de todas as escolar públicas e privadas do Brasil, entre a 1ª e a 3ª série. Não é necessário ter experiência prévia em simulações para participar; o importante é ter interesse em questões globais, desejo de aprender e contribuir para discussões construtivas.
Estou no Ensino Fundamental, eu posso participar?
Infelizmente não! Mas assim que chegar na 1ª série do Ensino Médio você poderá participar da simulação.
Quando as inscrições serão abertas?
As inscrições para delegadas serão abertas em março de 2025. Caso tenha qualquer dúvida até lá, fala com a gente!
O que faz um participante de simulação?
Uma participante de simulação, também conhecido como delegada, é alguém que assume o papel de representante de um país em uma simulação das Nações Unidas. Durante o evento, as participantes debatem questões globais atuais, representando os interesses e posições do país que lhes foi designado. Elas participam de comitês que abordam diferentes tópicos, como direitos humanos, segurança internacional, desenvolvimento sustentável, entre outros.
Como são definidas as regras da simulação?
As regras da simulação na SiNUS são definidas seguindo a UN4MUN, programa desenvolvido pelas Nações Unidas desde 2009. O modelo tem como objetivo aproximar as simulações do funcionamento real da ONU. Através dessa abordagem, os participantes têm a oportunidade de mergulhar em discussões autênticas, trabalhando dentro de um ambiente que replica o funcionamento das negociações globais.
Como se preparar para simular?
Preparar-se para participar de uma simulação das Nações Unidas é um desafio empolgante! Comece pesquisando a fundo sobre o tópico em discussão e dominando as regras de procedimento. Caso você tenha que representar um país, estude a política externa dele e suas posições. Treine a elaboração de discursos bem estruturados e pratique a habilidade de negociação e trabalho em equipe. Esteja ativamente envolvido nas discussões, respeitando a opinião dos outros, e mantenha-se atualizado com o andamento do debate. Sua preparação fará toda a diferença na sua participação!
Nunca participei, o que fazer?
Não se preocupe, tudo sempre tem uma primeira vez! Nós fornecemos materiais de estudo (um artigo e um manual de delegação) além de realizarmos um treinamento das regras antes de começarmos a simulação de fato. Todo o processo de simular é acompanhado por times de 4 a 5 diretoras que estarão de prontidão para ajudar durante a simulação.
Por que eu tenho que pagar para participar?
A SiNUS oferece um conjunto de materiais e experiências que, infelizmente, não conseguimos custear completamente de forma autônoma. Contamos com parceiros, patrocinadores e apoiadores que nos ajudam a tornar a SiNUS mais acessível, permitindo a expansão da educação para além das salas de aula.
Potencializando o objetivo de democratizar o acesso à educação por meio da construção de um ambiente plural, a SiNUS conta com um braço social que oferece isenções a estudantes de Ensino Médio e promove o Projeto Jovens Líderes. Esses programas contam com abertura de processo seletivo com edital específico. Saiba mais aqui.
Quais são os benefícios de participar de uma simulação das Nações Unidas?
Participar de uma simulação das Nações Unidas oferece uma oportunidade única para aprender sobre assuntos globais, aprimorar habilidades interpessoais e desenvolver uma perspectiva mais ampla sobre questões internacionais. Além disso, as participantes têm a chance de interagir com estudantes de diferentes áreas e origens, promovendo uma troca enriquecedora de ideias e experiências. A simulação também incentiva o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, habilidades que são valiosas em diversos campos de atuação.