O projeto pedagógico dos Models United Nations (MUNs)


Criado no contexto pós-guerra, após a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), o Modelo de Simulação das Nações Unidas (MUN) faz parte de um movimento educativo de aproximação de estudantes à dinâmica e temas internacionais.

O cenário de sua criação corroborou para a relevância do objetivo da simulação enquanto projeto pedagógico, buscando potencializar o espírito da resolução pacífica de conflitos. Desde então, o modelo é replicado mundialmente, em âmbitos internacional, nacional e até mesmo internamente em escolas e universidades.

O MUN reproduz o funcionamento da ONU a partir da simulação de discussões em comitês temáticos, tornando-se uma importante ferramenta de educação global, de diálogo intercultural e do desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Nesse formato, as alunas se deparam com a possibilidade de compreender todos os lados de uma discussão, entendendo os desafios e complexidades envolvidos na tomada de decisões de ordem global, como ocorre na SiNUS. 

A partir dessas discussões, é incentivado o desenvolvimento do senso crítico, da oratória, da argumentação e do posicionamento das estudantes de Ensino Médio desde cedo.